terça-feira, 8 de julho de 2008

Interevenção II: a apresentação



O efeito final da interevenção Barangolés


A intervenção é o maior trabalho da matéria Plástica e Expressão Gráfica e consiste na reunião dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no decorrer do 1º período. Para realizar esse trabalho levamos em conta conceitos aprendidos em livros como a polivalência, discutida por Hertzberger no seu livro, e virtualidade , criticado na obra de Pierre Lévy, O que é virtual?, e no artigo de Ana Paula Baltazar, . Além disso, alguns conceitos intuídos pelos alunos através de obras como as de Cristiano Moeller e Rafael Lozano Hemmer, como o que é interatividade e o que caractriza uma interface interativa.

A intervenção feita pelo meu grupo, Barangolés, ocorreu na sala do quinto andar, e teve prazo aproximado de três semanas para ser realizado. Como eu havia dito anteriormente no artigo que falava sobre nossas inspirações na realização desse trabalho, recebemos muita influência dos Parangolés de Hélio Oiticica. Por isso desenvolvemos essa idéia, fazendo com que os parangolés possuíssem imãs que acionassem circuitos elétricos, iniciando a projeção de um vídeo e tocando uma das quatros sequências musicais espalhadas em duas paredes. Os parangolés, as músicas e o vídeo se relacionavam quanto ao caráter etníco que possuiam, já que os panos dos barangolés, as músicas e o vídeo mostravam as mesmas culturas. O vídeo era um grande complemento do trabalho, mostrando tradições culturais e um pouco da arquitetura dessas culturas, que é um grande registro da história dos povos mostrados.


Filós e tecidos utilizados na confecção dos barangolés
Interação das pessoas com os barangolés: elas tinham a liberdade de vestí-los como quisessem



Para melhor aproveitamento espacial, utilizamos filós brancos para preencher o eixo vertical da sala, uma vez que essa tinha grande pé direito. Nesses filós, a projeção também encontrava um anteparo, logo, o vídeo podia ser visualizado não apenas na parede em frente à porta, mas também por outros cantos da sala. Na parede que recebia originalmente o vídeo, também havia espelhos para criar o mesmo efeito criado pelos filós.
O efeito criado pela projeção nos filós brancos, as imagens se sobrepuseram



O vídeo, em dois momentos diferentes, com suas imagens arquitetônicas, sendo projetado na parede oposta à porta


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