quarta-feira, 26 de março de 2008

Mapeamento no photoshop sobre o uso alternativo de locais públicos

Entrada não muito convidativa da pracinha
Foto original
Foto modificada







Primeiramente gostaria de expressar a dificuldade que foi a realização desse trabalho, uma vez que escolhi tirar fotos dentro do meu próprio bairro, que não é muito movimentado.Nos locais públicos quase não haviam pessoas ou elas simplesmente utilizavam de forma convencional esses espaços.


Graças a isso e ao desejo de continuar a linha de ousadia do trabalho anterior, resolvi utilizar o meu trabalho como forma de discussão da delimitação dos locais públicos.Para isso, tirei foto de uma pracinha simples que deveria estar aberta aos cidadãos, mas não sei por quais razões estava fechada.Não só fechada.Cercada por grades e arame farpado.E pelo fato dela estar fechada seu mau estado de conservação era claro.


Na minha opinião, os espaços públicos devem ser públicos e a partir do momento que deixam de sê-los para pertencer a poucos, ou seja, se tornam praticamente privados, passam a ser degradados por alguns indivíduos ou pela própria falta de manutenção.Seguindo essa lógica, a apropriação do espaço público é uma forma imprópria de utilização de um espaço, e que eu tento destacar no meu trabalho.


Para destacar essa transgressão do direito público, recortei a grade original da foto e coloquei nela um filtro de distorção, brilho difuso.Também utilizei na grade o pincel multiplicação.No cenário de fundo alterei um pouco o contraste e usei o pincel de luz do pino, evidenciando a negliência para com o local.


2 comentários:

A.R.T. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.R.T. disse...

Gostei do seu trabalho! O efeito da grade ficou muito interessante! Você usou o "stroke"?

Na foto modificada, a grade ficou em destaque e o espaço público ficou meio "obscuro", coerente com uma idéia de espaço "sem vida", esquecido, que não está sendo utilizado.